Há algum tempo, assisti ao filme Guardiões da Galáxia – Vol. 2 (recomendo, por sinal), e uma daquelas coisas que me chamou atenção no filme, mas que a gente não sai comentando com os amigos para não ser um cara muito chato, foi a rapidez com que as coisas congelavam no espaço. Não vou dar nenhum spoiler sério aqui caso você não tenha visto o filme, mas o resumo é que alguns bandidos são jogados para fora de uma nave, no espaço, e congelam quase instantaneamente em algum momento do filme. Existe na nossa cabeça (ou na minha, pelo menos) essa noção de que o espaço sideral é frio, mas o quão rápido você iria congelar é algo que me deixou refletindo (eu sou normal, eu juro). A verdade é que o espaço é muito, mas muito mais frio do que a sibéria, por exemplo, porém ainda assim você provavelmente congelaria mais rápido na sibéria do que no espaço. Por quê? Eu explico, mas vamos por partes.

O quão frio é o espaço sideral?

Resposta resumida: muito. Cerca de -270 °C, para ser mais exato. Você já pode pular pra próxima seção se não quiser ler a parte mais técnica, ninguém vai te julgar.

Se você largar uma batata no espaço, por exemplo, ela iria esfriar pois está constantemente emitindo calor na forma de ondas eletromagnéticas, um processo conhecido como “irradiação”. De certa forma, a batata, você, seu cachorro e tudo mais estão brilhando o tempo todo, é só que o tipo de “luz” que você está emitindo (que chamamos de infravermelho) o nosso olho não consegue detectar. Não é legal? Mas, não ache que a batata vai esfriar “para sempre”. O que acontece nesse caso é que o espaço vazio não é, na verdade, vazio. Você tem radiação eletromagnética vindo de todos os lados, produzida por estrelas distantes ou mesmo de restos do big bang, que esquenta os objetos e evita que eles esfriem até o zero absoluto, por exemplo.

Se você pensar na batata abandonada no espaço, ela vai emitir calor na forma de radiação, mas também está absorvendo um pouco de radiação vinda do espaço em si. Inicialmente, ela está emitindo mais radiação do que absorve e por isso vai esfriar. Contudo, conforme esfria, ela emite cada vez menos energia e eventualmente vai chegar num ponto em que a radiação emitida é compensada pelo que ela absorve, e a temperatura da batata vai estabilizar. Dizemos que agora ela está em equilíbrio térmico com o ambiente. Essa temperatura de equilíbrio vai depender mais ou menos do lugar em que você está no espaço. Uma barra de metal flutuando perto da luz do sol pode chegar a 200°C tranquilamente, mas também pode chegar a -200°C se estiver “na sombra”. Se você estiver flutuando distante de qualquer outra coisa  iria esfriar até chegar a uns -270°C (2.7 K), que é a temperatura em que você entra em equilíbrio com a radiação cósmica de fundo, a radiação que “sobrou” do Big Bang que eu comentei antes.

Quanto tempo levaria para você congelar?

O quão rápido você esfria já é uma pergunta um pouco mais difícil. A “rapidez” com que você perde calor por irradiação depende da sua temperatura elevada à quarta potência, o que significa que você emite calor muito rápido quando está quente, mas muito devagar quando está frio. Para a temperatura normal de um ser humano, por exemplo, a irradiação é um processo relativamente lento, e caso você já queira a resposta leva cerca de meia hora para o seu corpo chegar a uns 30°C – o que já é letal, por sinal, mas ainda bem longe de congelar. Na Antártida ( -30°C de temperatura média), apesar de ser menos frio, você iria congelar bem mais rápido porque, além do calor que você perde por irradiação, existe todo aquele ar frio em volta de você, o chão de gelo esfriando seus pés, etc; o que torna o processo muito mais rápido. No fim das contas, se você estivesse flutuando pelado no meio do espaço, teria que se preocupar com a falta de ar bem antes de se preocupar com sentir frio. Não é reconfortante?

 

Pra quem se interessa por essas coisas, eu fiz contas e gráficos! Eu presumi um ser humano pelado flutuando no meio do espaço vazio (as roupas dificultam que o calor que o seu corpo emite escape para o ambiente, por isso elas servem pra nos manter aquecidos, então tirei para facilitar a minha vida).E aqui estão alguns gráficos do que acontece com a temperatura da pessoa conforme o tempo passa.

Aqui é o que acontece na primeira hora:

E aqui é o que acontece nos primeiros 100 dias. Note que, embora a temperatura pareça estável, ainda está bem longe dos -270°C (2.7 K):

Apesar de tudo, se for sair flutuando pelo espaço eu recomendo levar um agasalho.

 

 


Felipe G. Ben

Doutorando em Física Teórica, professor de física do Me Salva!, aspirante a podcaster e não gosta de longas caminhadas ao entardecer nem da tabuada do sete. Está no aguardo do edital de Hogwarts para o cargo de prof. de Defesa Contra as Artes das Trevas.