Uma das feições geológicas mais intrigantes existentes em alguns objetos do Sistema Solar são os chamados tubos de lava. Essas feições aparecem principalmente em Marte e na Lua.

Basicamente, os tubos foram formados pelo rápido movimento de basalto no passado, e depois desse material ter passado, ficou a cavidade por ele cavada, essa cavidade, em objetos com a gravidade menor do que a da Terra, se mantêm bem preservadas.

Esses tubos de lava em Marte, poderiam servir de abrigo para o ser humano, se proteger da radiação, poderia ser fonte de energia e de água. Embora existam muitas questões sobre o quão consistentes são esses tubos, o dia que o ser humano pisar em Marte, muito provavelmente essas serão feições que deverão ser estudadas em detalhe.

A série do National Geographic, Marte, trouxe um vislumbre sobre como seria essa exploração, mostrando os astronautas descendo de rapel para dentro de um tubo desses. Algo que pode acontecer no futuro, por que não?

O que vocês acham dos tubos e da possibilidade de ajudar o ser humano a colonizar o planeta vermelho? Por favor, deixem nos comentários.