No dia 27 de Abril de 2016, o telescópio de pesquisa de asteroides conhecido como Pan-STARRS 1 , localizado em Haleakala, no Havaí e operado pelo Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí registrou pela primeira vez o asteroide 2016 HO3. O tamanho do asteroide ainda não foi definido, mas provavelmente está entre 40 e 100 metros.

Realizando os cálculos orbitais dos asteroides, os astrônomos tiveram uma surpresa, enquanto ele orbita o Sol, ele fica acompanhando constantemente a Terra. Ele está muito distante para ser considerado um satélite do nosso planeta, mas é o melhor e mais estável exemplo até o momento, de um companheiro próximo da Terra, ou de um quase-satélite.

Não é a primeira vez que isso acontece, outro asteroide, o 2003 YN107 seguiu um padrão similar a esse a mais de 10 anos atrás, desde então ele partiu da nossa vizinhança. Pelos cálculos, porém, o 2016 HO3 parece ter estado nessa órbita estável por mais de um século e deve permanecer nela por muitos séculos ainda.

A órbita do asteroide é complexa, ele gasta metade do tempo mais perto do Sol do que da Terra, e passa na frente do nosso planeta, e a outra metade do tempo bem distante, passando atrás da Terra.

Além disso sua órbita também é um pouco inclinada, de modo que ele cruza o plano orbital da Terra, e ela deriva pra frente e para trás, numa verdadeira dança, praticamente ensaiada com o nosso planeta.

Todos os efeitos somados, ajudam a prevenir que o asteroide se aproxime muito da Terra, a menor distância é o equivalente a 38 vezes a distância da Terra a Lua.

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================