Eu falo a todo momento aqui no canal sobre os exoplanetas, mas você já parou para pensar sobre as exoluas, ou seja, satélites que orbitam os planetas em outras estrelas?

Agora imaginem, se encontrar exoplanetas não é uma das tarefas mais fáceis, o que falar das exoluas. Basicamente é possível utilizar as mesmas técnicas como o trânsito e a observação direta para detectar as exoluas, mas essas técnicas não têm se mostrado as melhores, e poucas exoluas têm sido identificados se comparado com o número de exoplanetas.

Para tentar facilitar a caçada por exoluas, um grupo de astrônomos desenvolveu uma técnica baseada na polarização da luz e que tem facilitado essa tarefa.

Da mesma maneira que um óculos de Sol com filtro polarizador, bloqueia a luz que se propaga numa determinada direçã, quando uma exolua passa na frente de um exoplaneta, ela age da mesma maneira bloqueando parte da luz do planeta e podendo assim ser detectada.

Como os planetas não são esferas perfeitas, eles são ovalados no equador, a luz proveniente desse bojo, pode ser polarizada, e se o exoplaneta possuir uma grande lua, por meio da polarização da luz a exolua será identificada.

Essa nova técnica poderia detectar exoluas do tamanho de Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar em exoplanetas, usando, por exemplo a nova geração de telescópios com mais de 30 metros.

Identificar exoluas é de suma importância, principalmente aquelas congeladas ao redor de exoplanetas gigantes gasosos, pois seria possível estender a chamada zona habitável da estrela e assim, num futuro distante, quem sabe procurar por algum tipo de vida nesses sistemas.

Fonte:

http://www.space.com/33658-exomoons-illuminated-by-planetary-light-new-technique.html

Artigo:

http://arxiv.org/pdf/1604.04773.pdf

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================