Quando você pensa em reservatório de água em Marte, intuitivamente deve vir à cabeça as calotas polares do Planeta Vermelho. Isso é fácil de perceber, porque é visível, está na superfície. Só lembre-se que toda essa água está congelada.

Porém, a sonda MRO mostrou que em latitudes intermediárias também existe muita água.

A sonda sobrevoou algumas vezes a região de Utopia Planitia, e usando um equipamento semelhante a um GPR, um instrumento de radar, capaz de penetrar na superfície do objeto e mostrar as camadas e as propriedades da subsuperfície, mostrou que existe um depósito com uma espessura variando de 80 a 170 metros composto de 50 a 85% de gelo de água misturado com poeira e partículas de rochas maiores.

Nessa latitude intermediária, a água não pode existir na superfície de Marte atualmente, devido à fina e seca atmosfera do planeta, ela sublima imediatamente.

O depósito de Utopia Planitia está protegido por um solo com espessura de 10 metros.

Provavelmente esse depósito se formou com o acúmulo de neve quando o eixo de Marte era mais inclinado do que hoje, nos últimos 120 mil anos, o eixo de Marte variou muito, os polos foram aquecidos, e o gelo derivou para as latitudes intermediárias.

Esse depósito de gelo é muito mais acessível que os depósitos nos polos, ele localiza-se numa área plana, onde eventualmente poderia pousar um foguete e os astronautas poderiam explorar esse gelo enterrado.

Como eu já falei, mas é bom lembrar, essa água está toda congelada, caso estivesse no estado líquido, ela poderia ser um lugar para que a vida possivelmente se desenvolvesse.

Não é por acaso que a sonda Viking 2 pousou em Utopia Planitia, não na mesma posição onde foram adquiridos os dados da MRO.

Na Terra existe um lugar parecido com esse, localizado no Ártico do Canadá, e isso é importante, pois quando temos análogos podemos avançar no nosso entendimento do que acontece em outro planeta.

Esse grande volume de gelo identificado é muito importante, pois é possível entender sobre a história marciana e identificar possíveis fontes para um uso futuro, além de podermos entender também como o clima evoluiu em Marte.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/mars-ice-deposit-holds-as-much-water-as-lake-superior