Um profissional tão raro no Brasil (sim, neste país se formam cerca de duas centenas de geólogos por ano) mas inversamente importante que, quando encontrado, vira quase uma atração local. Neste pequeno post irei lhes contar como o geólogo trabalha com suas pesquisas.

O profissional geólogo se forma de acordo com um currículo apresentado em pelo menos 5 anos, ou 10 semestres, e abrange muitas disciplinas mistas que passeiam nas mais variadas cadeiras (química, física, biologia, geografia, etc.) mas um ponto pouco mostrado é como o geólogo trabalha e atua.

Foto: Giovana Marques da Cruz

Uma das principais atividades que praticamente todo o geólogo aplica ou irá aplicar é a PESQUISA GEOLÓGICA e, em qualquer área aplicada a geologia (prospecção mineral ou petrolífera, construção civil, avaliação de riscos, etc.) este profissional irá seguir estes mesmos passos.

• REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por mais inóspito e desconhecido que seja a região irá existir uma pesquisa prévia, desde um levantamento prévio topográfico, passando por imagens de satélite, que nesta segunda década do século XXI ganhou um avanço gigantesco em comparação com o que havia nas últimas três décadas do século XX, levantamentos geológicos ao milionésimo (resumos de recursos naturais feitos na escala 1 para 1 milhão) e, considerado muito importante nesta fase, levantamento dos recursos físicos locais (estradas, municípios, vilas locais e comércio instalado).

Estudo de Correlação África/América do Sul. Fonte: http://bibliotecadigital.ilce.edu.mx

Craton São Luiz. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-48892014000100221

• PLANEJAMENTO PRÉVIO

Assim que obtém o conhecimento da região que estudará, ele parte para o início das atividades que rege sua profissão somado a um conhecimento pouco ensinado nas salas das universidades que seria a gestão de recursos de infra-estrutura (alimentação, transporte, estadia, contratação de auxiliares).

Após tais questões serem sanadas agora o geólogo pode partir para o local de estudo e levar o tempo necessário para realizar a avaliação para o qual foi designado.

• LEVANTAMENTO GEOLÓGICO

Nesta fase, considerada a mais demorada e mais arriscada, são levantados os pontos chave para o Estudo Geológico que variam desde interações das rochas a comparativos com o que foi obtido anteriormente em bibliografia com os dados de campo. Também é neste momento que geralmente ocorre um dos trabalhos mais complexos que o geólogo executa que é a sondagem em profundidade que pode variar de uma simples escavação feita com ferramentais manuais a incursões com equipamentos pesados.

Sondagem rotativa. Fonte: https://www.hoa.africom.mil/

Agora sim o geólogo pode enfim trabalhar mas está não é a fase mais tranquila para este profissional pois é nela em que se costuma ocorrer a maioria dos problemas (muitas vezes nomeadas de inconformidades). A seguir algumas descrições de exemplos que já ocorreram e foram relatados:

Relatado em Curitiba/PR: “Equipe foi assaltada e teve todo o equipamento essencial levado. Sem casualidades graves, somente perda material.”

Relatado em Indiara/MT: “Equipe abordada por policiais a paisana que confundiram o veículo de campo com o utilizado em assalto efetuado nas proximidades. Sem casualidades.”

Relatado em Rio Branco/AC: “Andaime se desprende e atinge o geólogo responsável pela vistoria de uma ponte. Falecimento do geólogo em decorrência do acidente.”

Infelizmente, mas raramente relatado, podem ocorrer casualidades fatais durante as incursões então, devido a esta periculosidade, o geólogo precisa levar a risca todas as normas de segurança (muitas delas desconfortáveis mas necessárias).

• RELATÓRIO GERAL

Finalmente o geólogo une todos os dados levantados e, após análise e comparativo rigoroso, gera e finaliza seu relatório referente ao levantamento que executou na região, muitas vezes chamado de Laudo Geológico ou referente ao estudo executado.

Deste trabalho surgem textos dos mais variado desde simples relatórios a gigantescos volumes de mapas e relatórios de milhares de páginas. Como exemplo o audacioso Projeto RADAM (Radar da Amazônia) ou RADAMBRASIL, estudo realizado pelo Ministério das Minas e Energias entre os anos de 1970 e 1985 que tinha o intuito de levantar os recursos naturais (geologia, geomorfologia, uso e ocupação do solo, perfil fitoecológico e uso potencial da terra) da forma mais completa possível. Atualmente estes trabalhos estão disponibilizados gratuitamente no site do IBGE.

Acesso ao acervo do RADAMBRASIL pelo IBGE

• O GEOLÓGO E SEU TRABALHO

É de responsabilidade do profissional não só a execução do trabalho mas também o caráter social deste serviço que abrange desde o contato com a população local e passa pela sua interação com esse grupo pois, como é percebido em muitas incursões de campo, esta interação pode resultar em uma mudança social da região (de pequeno a grande porte, dependendo do trabalho executado).

As atitudes do profissional devem sempre respeitar o meio em que se situa e atua pois, por menor que seja o trabalho, isto refletirá não só no perfil dele como também na visão geral que os outros terão do geólogo com quem tiveram contato.

Caso queira saber mais o SCICAST fez um episódio especial sobre este profissional.