Há alguns textos, abordei o funcionamento da Portal Gun no game Portal, que você pode conferir aqui, agora revisitaremos esse rico universo criado pela Valve Corportion, porém focando agora em outra “arma”, a Gravity Gun de Half-Life 2 (sim, Portal e Half-Life são ambientados no mesmo universo). Portanto, vista seu traje HEV, pegue seu pé de cabra e vamos impedir uma invasão alienígena usando ciência.

Lançado em 1998 para PC, o primeiro Half-Life foi aclamado pela crítica e jogadores, recebendo diversos prêmios devido a sua narrativa fluída e sem interrupções, a apresentação e a jogabilidade realística. No game controlamos o Dr. Gordon Freeman, um físico teórico que deve lutar para fugir de um centro de pesquisas secreto no qual experimentos envolvendo teletransportes tiveram resultados desastrosos.

Com o sucesso de primeiro game uma sequência começou a ser produzida, sendo lançada em 2004 também para PC, posteriormente saindo para consoles na coletânea The Orange Box. A trama dá um salto de quase 20 anos no futuro, com Freeman se deparando com um mundo controlado por alienígenas e a humanidade escravizada. Os gráficos foram melhorados, assim como a jogabilidade foi aprimorada, além dos diálogos que ganharam maior ênfase, mesmo Freeman sendo do clube de protagonistas que não falam uma única palavra (The Legendo f Zelda e Dead Space também tem seus representantes).  No entanto, o que mais chamou a atenção no game foi uma nova “arma” apresentada, a Gravity Gun.

Alyx nos apresenta a Gravity Gun

No game ela é uma arma de feixe trator projetada para manuseio de produtos perigosos, mas acabou sendo usada principalmente para trabalhos pesados. Possui dois modos de operação, o primário onde uma explosão de energia é liberada com uma grande força e o modo secundário que pega objetos e os mantem logo à frente da arma. Tais objetos podem ser usados como projeteis quando disparados utilizando-se o modo primário.

Depois de todas essas informações você já deve estar se perguntando: Mas como ela funciona?

Assim como na Portal Gun, podemos supor o funcionamento da Gravity Gun através do seu verdadeiro nome, Manipulador de Campo de Energia de Ponto Zero. Assim o dispositivo utilizaria a energia potencial do objeto (energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional) para “anular” a gravidade envolta do mesmo, depois essa energia potencial é transformada em energia cinética que disparada o objeto na posição desejada.

Com isso a responsável por todo o funcionamento do dispositivo seria a Energia de Ponto Zero. Aqui daremos um pause no game e entraremos no ramo da Física. Sim, ela novamente.

Brevemente, a Energia de Ponto Zero ou energia de estado fundamental é a menor energia possível que um sistema de mecânica quântica pode ter. Ela pode ter diferentes tipos de contexto, mas na mecânica clássica ela está envolvida com o zero absoluto (-273,15 Celsius), já que o movimento das partículas cessaria nessa temperatura. Sem movimento, a partícula fica sem ou quase sem energia, atingindo o seu menor estado possível de energia, a Energia de Ponto Zero. Com base nisso, podemos deduzir que todo objeto que fosse alvo da Gravity Gun congelaria até uma temperatura baixíssima, o zero absoluto, mas quem já jogou o game viu que não é isso que acontece. Aparentemente o objeto não sofre nenhuma alteração de temperatura.  Isso acontece, porque apesar de citada no nome do dispositivo, a Energia de Ponto Zero só fica no nome mesmo, segundo o game o funcionamento do dispositivo seria de outra maneira.

A explicação dada é de que o dispositivo possui um núcleo formado por um cristal Xen. Esses cristais são estruturas cristalinas de matéria exótica, com origem alienígena. Suas propriedades foram estudadas e usadas pelos cientistas da Black Mesa. Uma experiência com um desses cristais resultou no incidente do primeiro Half-Life. Apesar das propriedades dos cristais não serem completamente conhecidas, os cientistas da Black Mesa acreditam que eles possuem massa negativa. Essa massa negativa seria usada para a criação de buracos de minhoca. Isso, em menor escala, pode ser usado para formar campos de força anti-gravitacionais, daí o funcionamento da Gravity Gun.

O experimento com cristais Xen que iniciou todo o caos no game

Na nossa realidade, se um dia alguém quiser criar uma Gravity Gun, e como não ainda temos um cristal Xen, um bom caminho de pesquisa seriam os supercondutores. Supercondutores são metais que quando resfriados a uma temperatura próximo ao zero absoluto podem gerar um campo magnético muito forte, assim podem até flutuarem em cima de um trilho feito de imã. Eles até já foram usados para construir o objeto dos sonhos de muitos nerds, o hoverboard que Marty  McFly usa no filme De volta para o Futuro 2,claro que com suas limitações ainda, já que só pode ser usado em pistas especialmente construídas para ele.

Apesar de diferentes em alguns conceitos, os supercondutores e a energia de ponto zero tem em comum o uso de materiais em temperatura de zero absoluto. Mais pesquisas nesse campo podem, em futuro não muito distante, resultar em dispositivos portáteis de levitação de objetos. Só deixo o aviso para quer for procurar mais informações sobre Energia de Ponto Zero, há muito material envolvendo pseudociência, por tanto filtre bem sua busca.

Aqui chegamos ao fim de mais um texto. Espero que tenham gostado. Como sempre digo: Críticas e sugestões são sempre bem-vindas. Até a próxima.

Fontes: Half-Life Wiki, Reddit e TecMundo