Certamente todos vocês já ouviram que uma maneira de detectar um buraco negro é estudar as estrelas nas suas proximidades, essas estrelas ficam aceleradas se movimentando rapidamente devido a grande força gravitacional do buraco negro.

Eventualmente, uma estrela cai na direção do buraco negro e é arrebentada, sofre a chamada espaguetização e vai alimentar o buraco negro faminto.

Na Via Láctea, essa taxa é de a cada poucos milhares de anos, uma estrela chega muito perto do nosso buraco negro supermassivo central, é então sugada por ele, e um jato de gás é emitido, indicando que o buraco negro se alimentou.

Uma nova pesquisa mostrou que além desse jato de gás um objeto do tamanho de um planeta é arremessado para longe, como se o buraco negro atirasse uma bola de paintball pela galáxia.

Uma única estrela pode formar centenas desses objetos, mas e aí, isso é perigoso, podemos ser atingidos, até onde essa bola vai, pode acertar o Sistema Solar?

Se algum objeto viesse na nossa direção, não teria muito problema, ele chegaria a centenas de anos-luz de distância do sistema solar, além disso, de acordo com os cálculos, cerca de 95% desses objetos são atirados para fora da galáxia devido a sua alta velocidade, 10 mil km/s.

O mais interessante que isso deve acontecer com todas as galáxias que possuem buracos negros supermassivos centrais, e pode acontecer até com Andrômeda, que pode estar atirando essas bolas na direção da Via Láctea, ou seja, estamos literalmente num campo de batalha de paint.

Embora a carga de paintball da galáxia tenha o tamanho de um planeta, ela é bem diferente, essas bolas são formadas de material estelar mesmo e o tempo de formação é muito mais rápido do que a formação de um planeta. A escala seria de 1 ano para formar esse objeto, contra os milhões de anos para formar um planeta.

Se lançado na direção da Terra, um objeto desse levaria, cerca de um milhão de anos para atingir o nosso planeta. O problema maior seria identificar esses objetos, mas de certo modo estamos bem protegidos atrás de um pedaço de madeira nesse campo de paintball galáctico e podemos ficar só acompanhando o combate.

Fonte:

https://www.cfa.harvard.edu/news/2017-01