Seis tripulantes entraram, no dia 19 de janeiro, em uma cúpula localizada no vulcão Mauna Loa, Havaí, onde simularão uma missão à Marte com duração de oito meses. Essa é a quinta missão realizada pelo HI-SEAS (Hawai’i Space Exploration Analog and Simulation).

A simulação incluirá um atraso de 20 minutos na comunicação – tempo aproximado que uma transmissão leva para percorrer a distância entre a Terra e Marte. A tripulação também deverá seguir muitos protocolos como realizar pesquisas cientificas, fazer exercícios diários, manter equipamentos e monitorar o uso de suprimentos – comida, energia e água. Eles terão que usar trajes espaciais sempre que saírem da cúpula.

Cúpula em que os “astronautas” habitarão.

“Este é o melhor e mais óbvio lugar para fazer esta pesquisa, tanto por causa de suas características físicas – como você pode ver, parece que estamos mesmo em Marte – mas também por causa da variedade de conhecimentos disponíveis na Universidade do Havaí”, disse Kim Binsted, investigador principal do HI-SEAS e professor da Universidade do Havaí em Manoa, em um comunicado.

A NASA está financiando esta e uma sexta missão, prevista para 2018.

Fonte

Space