Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

O viés religioso nos debates sobre aborto

por em 20/09/2018 | Nenhum comentário

O viés religioso nos debates sobre aborto

Milhares de mulheres morrem todos os anos por causa abortos clandestinos. Diariamente, em torno de 4 mulheres perdem suas vidas em decorrência de tais práticas, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Apesar desses dados tão dramáticos, as discussões sobre o aborto ainda são, por vezes, pautadas por opiniões religiosas ou senso comum, como visto na audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal no início de agosto. Em tais debates notamos que as argumentações contrárias à interrupção da gravidez são frequentemente baseadas em crenças religiosas e não em informações técnicas e científicas.

Leia mais...

Quão rico você é?

por em 19/09/2018 | Nenhum comentário

Quão rico você é?

Você se considera uma pessoa rica? Ou, mudando a pergunta, você acha que o seu salário te faz uma pessoa rica no Brasil? Eu poderia ser ainda mais específico e perguntar se, na sua opinião, seu salário te faz uma pessoa rica no seu estado, cidade, etc. Embora questões de definição de pobreza, não-pobreza e afins sejam, até certo ponto, subjetivas, podemos fazer uma contextualizaçãozinha e mostrar como o seu salário está colocado entre os salários médios do país.

Leia mais...

Radicalismo ideológico, os chifres do Megaloceros e a cama de Procusto

por em 18/09/2018 | Nenhum comentário

Radicalismo ideológico, os chifres do Megaloceros e a cama de Procusto

No Brasil, todo ano terminado em número par tem a capacidade de mexer com as emoções de milhões de pessoas, seja pelos eventos esportivos que ocorrem na metade do ano, seja pelas disputas eleitorais que ocorrem mais para o final. Neste ano da graça de 2018, tenho certeza que o segundo grande evento tem um potencial emocional muito maior do que o embate esportivo: em outubro, teremos eleições gerais, sendo a eleição presidencial a mais visada e discutida. Se em 2014 a disputa pelo cargo de mandatário máximo de nossa gloriosa nação já foi quente no mundo internético, agora a tendência é termos temperaturas de Super Nova à medida que o candidato X ou Y disparar/encolher nas intenções de voto. Por isso, a poucos dias das eleições, resolvi escrever este pequeno ensaio, não sobre política em si, mas sobre o radicalismo de ideias que vem tomado corpo na sociedade, não só no Brasil, mas também no mundo todo. Este talvez seja o meu texto mais filosófico e viajandão até agora, portanto leia por sua conta e risco!

Leia mais...

A arte de manipular o tempo

por em 17/09/2018 | Nenhum comentário

A arte de manipular o tempo

Pense e responda rapidamente: em poucas palavras, qual é a melhor definição de “música” para você?

Eu me arriscaria a dizer com bastante segurança que, de alguma forma, a sua resposta passou pela palavra “som”. E de maneira alguma isso estaria errado. É tremendamente óbvio que nossas capacidades de criar e apreciar música dependem de nossas habilidades de, em algum nível, manipular e decodificar as ondas mecânicas que viajam pelo ar. No entanto, é provável que a atenção excessiva ao som nos impeça de enxergar a relação talvez até mais íntima e simbiótica que a música guarda com um outro parâmetro físico. O tempo.

Leia mais...