Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

MeiaLuaCast #167: Nostalgia

por em qui 16America/Sao_Paulo nov 16America/Sao_Paulo 2017 | 2 comentários

MeiaLuaCast #167: Nostalgia

Cada momento de nossas vidas é registrado em nossa memória e quando relembramos esses momentos podemos sentir um sentimento misto de alegria e melancolia, já que sabemos que é impossível repetir aquela situação.

A nostalgia é normalmente um saudosismo de tempos passados, muitas vezes alçando estes momentos ao topo e comparativamente diminuindo a importância de situações mais recentes.

Andre Bacchi, Marcelo Rigoli (@marcelorigoli) e Vanessa Reis (@vanrbbueno) conversam sobre como essas memórias são registradas e revividas em nossos cérebros e como os produtores atuais utilizam a nostalgia como ferramenta para facilitar a aceitação de um novo produto.

Leia mais...

A melhora (ou não) da produção científica do Brasil

por em qua 15America/Sao_Paulo nov 15America/Sao_Paulo 2017 | Nenhum comentário

A melhora (ou não) da produção científica do Brasil

Algumas semanas atrás uma notícia da Folha de São Paulo reportou a conclusão de um pesquisador brasileiro (Biólogo Marcelo Hermes-Lima da UNB) acerca da produção científica nacional. Em resumo, foi dito que o Brasil aumentou sua produção científica – medido em número de publicações – porém diminuiu seu impacto – medido em citações por publicação. A análise utilizou dados disponíveis pela base Scimago.

Leia mais...

Heróis e suas origens traumáticas

por em seg 13America/Sao_Paulo nov 13America/Sao_Paulo 2017 | Nenhum comentário

Heróis e suas origens traumáticas

Do que é feito um super-herói? De super força? Super velocidade? Capacidade de voar? Corpo impermeável a balas? Claro que não! Heróis como Batman e o Homem de Ferro estão aí para comprovar. A não ser que você considere os dígitos enormes nas suas contas bancárias como super poderes, mas não vemos nenhum Bill Gates vestindo uma capa e combatendo o crime por ai. Um super-herói é formado por suas ações e boa parte do enorme leque de heróis já criados nas HQs e representados nas telas de cinema possuem algo incomum.Uma mesma categoria de evento muito bem marcado em suas trajetórias, que nada tem a ver com o momento em que ganham seus super poderes, estou falando de um evento traumático.

Leia mais...

Física de Halloween: Os fantasmas de Faddeev-Popov

por em ter 31America/Sao_Paulo out 31America/Sao_Paulo 2017 | Nenhum comentário

Física de Halloween: Os fantasmas de Faddeev-Popov

Como hoje é Halloween, gostaria de fazer algo diferente e falar sobre o lado negro da Física. Poucos sabem, mas a física também possui seu lado mais obscuro, mais macabro. Hoje vamos falar sobre os Os fantasmas de Faddeev-Popov.

Esse assunto certamente não é um dos mais simples de se explicar e se entender, mas eu sei que ainda existem bravos leitores (provavelmente 3) que tomam textos mais complicados como desafio e só sossegam quando entendem… Ok, esse texto certamente é pra você.

Leia mais...

O que muda com veículos autônomos e conectados?

por em dom 29America/Sao_Paulo out 29America/Sao_Paulo 2017 | 2 comentários

O que muda com veículos autônomos e conectados?

Nesta década o interesse em novas de tecnologias de tráfego está cada vez maior. O grande motor deste interesse são sucessivos anúncios de testes com veículos automatizados. A experiência do Google é talvez o exemplo mais notável. Até março de 2016 sua frota havia dirigido mais de 2 milhões de quilômetros e tendo sido considerado culpado por apenas um acidente, e se envolvido em outros 13. O Uber começou a testar veículos autônomos na cidade de Pittsburgh em Setembro de 2016. Em outubro de 2015 a Tesla passou oferecer a funcionalidade de direção automática, embora o condutor tenha que estar apto a assumir o controle se necessário. Ainda que a comercialização no futuro próximo pareça uma realidade, os impactos destas novas tecnologias são ainda incertos. Vai ter mais ou menos congestionamento? O número de acidentes vai reduzir? Quando a maioria dos veículos será autônomo?

Leia mais...