Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Como dar um salto em Inteligência Artificial através da engenharia reversa do cérebro

por em 25/05/2018 | Nenhum comentário

Como dar um salto em Inteligência Artificial através da engenharia reversa do cérebro

Seu cérebro de aproximadamente 3 quilos produz apenas 20 watts de potência – mal e mal o suficiente para acender uma lâmpada fraca. No entanto, a máquina por trás de nossos olhos construiu civilizações a partir do zero, explora as estrelas e pondera nossa existência. Em contraste, o Watson, da IBM, um supercomputador que funciona com 20.000 watts pode superar o desempenho humano no cálculo, mas ainda não é páreo para a maioria das qualidades da inteligência humana.

Leia mais...

O Caixeiro Viajante que pode ganhar um milhão de dólares

por em 22/05/2018 | Nenhum comentário

O Caixeiro Viajante que pode ganhar um milhão de dólares

Em tempos antigos, quando não havia uma rede eficiente de transportes entre diferentes cidades, eram os caixeiros viajantes que percorriam diferentes cidades para comercializar produtos não disponíveis em diferentes comunidades. No Brasil o termo mais comum é mascate. Quem não fugiu das aulas de história já ouviu falar da Guerra dos Mascates no Recife. Neste caso específico, os nobres do açúcar de Olinda alcunharam  os comerciantes de Recife de mascates.

Leia mais...

Mulheres na ciência – Entrevista com a Claudinha

por em 21/05/2018 | Nenhum comentário

Mulheres na ciência – Entrevista com a Claudinha

A ideia de fazer uma entrevista surgiu ao ouvir o Ponto G, sugestão da Debbie, após uma pequena crise sobre qual mulher escrever, associada a uma troca de e-mails entre as redatoras aqui do portal Deviante, na qual foi sugerido que escrevêssemos sobre alguma mulher que tivesse nos inspirado em algum momento da vida. E eis que me vem à cabeça a minha entrevistada, a Claudinha, amiga querida com a qual compartilho hobbies, amor pela leitura e gosto pela ciência.

Bora conhecer esta mulher inspiradora!

Leia mais...

Por que utilizar os jogos de RPG em sala de aula?

por em 16/05/2018 | Nenhum comentário

Por que utilizar os jogos de RPG em sala de aula?

A educação básica vive um momento de transformação, uma mudança forçada de paradigmas. Em uma sociedade em que as crianças, cada vez mais jovens, têm acesso indiscriminado à internet, redes sociais e estímulos de todos os lados, a estrutura arcaica e ainda utilizada de sala de aula, de cuspe, giz e quadro-negro, presta um desserviço à motivação dessas crianças, evidenciando a necessidade de novas abordagens para o docente.

Leia mais...

Psicologia, psiquiatria ou psicanálise: a dúvida cruel • SAC 03

por em 15/05/2018 | Nenhum comentário

Psicologia, psiquiatria ou psicanálise: a dúvida cruel • SAC 03

Olá. Se você está ligando ao Serviço de Atendimento à Ciência, talvez você esteja precisando de alguma ajuda. Você deve estar tendo uma pergunta interessante em seu coração. Por favor, sente-se em um local confortável, pegue uma garrafa d’água e respire fundo. Enquanto eu espero você fazer isso, estarei deixando uma suave música erudita para acalmar sua ansiedade em conseguir novos conhecimentos…

Depois de algumas semanas com as linhas em manutenção, voltamos a mais uma ligação! Hoje, nossa chamada vai até Palmeira dos Índios/AL para conversar com a maravilhosa Dani Almeida, graduanda em Psicologia e redatora do Deviante, para tentar nos ajudar a encontrar alguma diferença entre três palavrinhas tão parecidas, mas que representam formas muito diferentes de ver e estudar o ser humano: a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise.

Leia mais...