Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Por que construir vias atrai mais trânsito?

por em 19/07/2018 | Nenhum comentário

Por que construir vias atrai mais trânsito?

Todos sabem que não adianta alargar vias para aliviar o trânsito. Afinal, São Paulo despendeu grandes quantidades de recursos para alargar as marginais em 2010 e, seis anos depois, o congestionamento na cidade cresceu 22% e 80% apenas na marginal. Portanto, construir as marginais foi de zero utilidade. Bem, apesar de o dado ser indiscutível – e eu concordar com o pensamento em linhas gerais -, a realidade não é tão simples assim.

Leia mais...

Seriam Ovelhas Elétricas Axiônicas? (Parte II) (ou sobre correspondência Letras-Matemática)

por em 17/07/2018 | Nenhum comentário

Seriam Ovelhas Elétricas Axiônicas? (Parte II) (ou sobre correspondência Letras-Matemática)

Sim, caros leitores, estou de volta para mais uma divagação.  Dessa vez, voltarei às ovelhas axiônicas, para finalizar o pensamento iniciado na parte 1 e contar mais um pouco sobre minha vida de cientista.

Como apresentado anteriormente, o áxion é uma partícula que ainda não foi detectada por ter uma massa ínfima e interagir pouco com a matéria. O fato de sua existência não ter sido comprovada faz com que o terreno se torne fértil para diferentes teorias.

Mas o que você entende quando digo que existem diferentes teorias na física? Por ser uma ciência exata, não deveria existir uma única resposta exata para um fenômeno?

Leia mais...

Simplificando o BigData

por em 16/07/2018 | Nenhum comentário

Simplificando o BigData

Faz algum tempo que o termo BigData tornou-se um hit nas conversas sobre negócios ou tecnologia.  Transbordou para as notícias, sites na internet e redes sociais. Se você está conectado, já se deparou com ele, principalmente quando as discussões envolvem o uso das informações que estão no mundo digital e o avanço da inteligência artificial. Mas o que é BigData afinal?

Leia mais...

Games no Lab: Segunda Guerra Mundial, raios-X e o poder da matemática

por em 13/07/2018 | Nenhum comentário

Games no Lab: Segunda Guerra Mundial, raios-X e o poder da matemática

Em meio aos acalorados e cinematográficos tiroteios da Segunda Guerra Mundial apresentados por franquias como Call of Duty, Battlefield e o finado Medal of Honor, uma série se destacou por apresentar uma abordagem mais “realística” do mesmo período. Desenvolvido pela Rebellion Developments, Sniper Elite é um game de tiro tático que já conta com 4 títulos principais e 3 spin offs, colocando o jogador na pele de um atirador de elite que realiza missões de espionagem e infiltração durante todo o período da guerra. Utilizando um rifle sniper, o jogador deve considerar alguns princípios da física a cada disparo de longa distância para que a bala acerte o alvo. Portanto, se acomode em algum lugar estratégico e prepare seu rifle, pois hoje falaremos sobre Sniper Elite e aprenderemos um pouco sobre balística.

Leia mais...