O biogás irá mudar a minha, a sua e a nossa relação com os resíduos orgânicos. Isso por causa da energia, aquela que governa nossas vidas, não que eu seja um eco-chato, mas adoraria contar com um brinquedinho desses ao meu dispor. Além de economizar algumas Dilmas no fim do mês, ainda  salvo alguns ursos polares para coca-cola usar em suas propagandas de natal.

Ônibus movido a biogás.

Ônibus movido a biogás.

Os biodigestores não são novidades, eles utilizam bactérias para decompor matéria orgânica gerando metano e fertilizante. Tanto a BRF, quanto a binacional Itaipu, já perceberam o potencial desta tecnologia e fomentam projetos no sul do Brasil que resolvem dois problemas de uma vez, os dejetos animais não mais são jogadas in natura nos cursos d’água, algo que era feito anteriormente; e o gás metano, que escapava para atmosfera, é capturado e queimado ou transformado em energia.

O excesso é vendido à concessionária que chama de micro-geração. Isso, está mudando a vida de pequenos produtores que aumentaram a renda familiar com a venda de energia, ou recebendo por créditos de carbono, queimando o metano que é 20 vezes mais danoso ao meio ambiente do que o CO2 que é liberado na queima do mesmo.

Energia do lixo

Energia do lixo

Além de lixões, que estão testando esta tecnologia, outras iniciativas utilizam a energia vinda do lixo para mover o mundo, como este ônibus que começou a circular no Rio de Janeiro em 2015.

O HomeBiogas, projeto criado por uma startup israelense, é um sistema tamanho família, ele converte lixo orgânico em gás que pode ser utilizado para cozinhar ou para aquecimento. Além de produzir um fertilizante líquido de alta qualidade para ser utilizado no seu jardim ou horta.

HomeBiogas

HomeBiogas

Muitos querem ser ecologicamente responsáveis e o HomeBiogas consegue reduzir significativamente os danos causados por resíduos orgânicos não tratados, como a poluição atmosférica, contaminação de cursos d’água e do lençol freático, além de reduzir o uso de combustíveis fósseis como o gás GLP.

Com esse sistema, a cada 1 Kg de matéria orgânica se produz cerca de 200 litros de gás, que pode ser utilizado para cozinhar durante uma hora em fogo alto. Assim, a cada ano de utilização do HomeBiogas, você elimina uma tonelada de lixo orgânico e reduz a emissão do equivalente a seis toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Video:

Fonte: Hypeness e Mother earth news