Já parou pra pensar em como o celular aos poucos está moldando a forma como vivemos? Eu poderia falar nesse texto em como um aparelho que surgiu inicialmente como um meio de telefone portátil sem fio tornou-se algo tão indispensável na nossa vida, facilitando em diversos aspectos desde locomoção na cidade até pagar contas, porém o foco deste texto é comentar os vícios posturais que estão associados ao uso do celular. Então alinha a coluna enquanto lê esse texto e vamos lá.

POSTURA
No decorrer do dia, são inúmeras as situações em que nos comportamos inadequadamente quanto à postura. Devido a problemas posturais não surgirem de imediato, a atenção dada aos riscos desses vícios é inexistente. Muitas vezes eles só se propagam anos mais tarde, por isso a necessidade de adotar cuidados básicos que possam prevenir o surgimento de complicações no futuro.
Uma postura corporalmente correta caracteriza-se como o equilíbrio muscular e esquelético, de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo, evitando lesões ou deformidade progressiva, independente da forma em que as estruturas estão trabalhando ou repousando, seja deitado, agachado ou ereto. A má postura é uma relação defeituosa entre várias estruturas corporais, que produz uma maior tensão sobre as estruturas de suporte e onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte (1).

Desde o momento de dormir, andar, trabalhar, realizar tarefas diárias, o nosso corpo se encontra trabalhando em perfeita harmonia de modo que possamos realizar tais atividades, procurando uma postura mais “confortável”. Observe a postura que seu corpo se encontra nesse momento. Mesmo sabendo que devemos manter coluna ereta, ao menor sinal de cansaço, saímos da postura e voltamos para nossos vícios posturais.

Ao usar o celular para tudo que ele faz menos ligação, geralmente nos encontramos com ombros rodados internamente, o que futuramente pode causar encurtamento das cadeias musculares, fazemos movimentos repetidos de dedos, que podem levar a um quadro de LER. Tudo isso resulta em uma sobrecarga na região cervical conhecida como Text Neck.

SÍNDROME DO TEXT NECK.

Derivada do inglês, em tradução literal significa “pescoço de texto”, Text Neck é uma síndrome caracterizada como uma condição patológica da coluna cervical causada principalmente pela má postura no uso excessivo de telas digitais (celulares, tablets). De modo mais simples, seria a postura inclinada do pescoço ao utilizar aparelhos eletrônicos.

A coluna cervical é a região mais móvel da coluna vertebral e, por suportar a cabeça, torna-se vulnerável a traumas. As íntimas associações dos músculos cervicais superiores com as funções de equilíbrio e coordenação, conjugadas com respostas nos músculos ao estresse, fazem com que a coluna cervical seja vulnerável a problemas que se instalam, aparentemente, de forma espontânea (2).

Problemas na região cervical vêm aumentando notadamente nos últimos anos. Por volta de 50% dos adultos sentirão dores cervicais no decorrer da vida, essa disfunção vem sendo uma das mais incapacitantes quando se leva em consideração problemas músculos esqueléticos (3).

POSTURA CORRETA AO USAR O CELULAR.

Ao utilizar o celular procure:
– Manter na altura dos olhos de modo a não inclinar a cabeça (como se observa na imagem). A cabeça tem um peso e quanto maior a flexão realizada na região maior será o peso (no caso da flexão o sobrepeso está na região posterior).
– Pausas e alongamentos na região de membros superiores (MMSS) e cervical, ao fazer alongamento, irão evitar a sobrecarga na região, encurtamento e tensões musculares (nas referências do texto terá uma serie de links com alongamentos da região cervical e MMSS).
– Sempre procurar uma postura mais ergonômica (aqui nesse mesmo site tem um texto sobre ergonomia e postura ao usar o computador, link nas referências).

No caso de sentir dores cervicais por longos períodos de tempo (meses), sugiro a procura de profissionais de saúde para evitar lesões mais grave. A prática de atividades físicas de forma acompanhada, Pilates, musculação e o RPG (reeducação postural global, não o jogo rs) podem também melhorar as dores na região.

Ao procurar material para escrever esse texto, chama atenção a pouca literatura cientifica voltada para a área. Então, se está procurando um tema para TCC, é uma ótima dica. Pretendo voltar com mais temas relacionados a postura em breve como postura na hora de dormir, na realização de atividades físicas dentre outros. Críticas e sugestões pode deixar lá nos comentários, por hoje é isso. Abraços.

Links e referencias:
Alongamentos para região cervical
Evolução do celular

Texto do Portal Deviante sobre ergonomia

Texto com entrevista com um ortopedista sobre text next

Vídeo sobre alongamento cervical

Kendall FP, McCreary EK, Provance PG. Músculos provas e funções. 4ª ed. São Paulo: Manole; 1995

GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: Adaptando o Trabalho ao Ser Humano. Tradução de João Pedro Stein. Porto alegre: Bookman, 1998

Hogg-Johnson S, Van der Velde G, Carroll LJ, Holm LW, Cassidy JD, Guzman J, et al. The burden and determinants of neck pain in the general population: results of the bone and joint decade 2000-2010 task force on neck pain and its associated disorders. J Manipulative Physiol Ther. 2009;32(2 Suppl):S46-60.