Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Contrafactual #56: E se a Peste Negra nunca tivesse existido?

por em seg 01America/Sao_Paulo jan 01America/Sao_Paulo 2018 em Contrafactual, Destaque | 4 comentários

Contrafactual #56: E se a Peste Negra nunca tivesse existido?

A peste negra mudou a Europa medieval, mas e se ela nunca tivesse acontecido? Qual seria o impacto no iluminismo? E nas relações comerciais do mundo? Haveria outra grande crise?

 

*Este programa, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*


Arte da Capa:

 


Publicidade:


Redes Sociais:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHost: Fernando MaltaEdição: Felipe ReisVitrine: Edu Balbino

Equipe de Gravação: Matheus “Professor Barbado”, CA e Roberto Pena

  • Gabriel Giovani

    Estava pensando numa tema pra contratual muito bacana. E se a menor divisão da bitcoin, um Satoshi, valesse 1U$?

  • Felipe Ferreira Klein

    Sobre o Império Espanhol, acho que seria quase a mesma coisa. Isso porque, apesar dos Reis Católicos terem unificado a Coroa no final do século XV, Castela e Aragão foram reinos diferentes até o começo do século XVIII. Nesse período, os territórios americanos era de Castela e no mediterrâneo eram aragoneses.
    Como em 1400 a península ibérica já estava razoavelmente dividida entre Portugal, Castela e Aragão, imagino que a colonização castelhana nas Américas talvez fosse bem parecida com o que foi na nossa timeline, mas com a diferença tecnológica e de como seria o choque civilizacional, é claro.

    • Felipe Ferreira Klein

      Mudam bastante pra três outros atores do processo de colonização americana, França, Inglaterra e Holanda. Os dois primeiros por naquele momento encararem guerra entre um e outro (além de guerras civis). O terceiro seria ainda parte do Ducado de Borgonha, que era formalmente parte da França, mas muito autônomo (e rico), aí fica a questão se o conflito francês o atrapalharia ou se ajudaria os holandeses a conseguirem muito mais do que alcançaram na nossa timeline.

  • Leonardo Formaggi

    Pode-se sugerir temas pelos comentários? “E se todas as pessoas fossem niilistas?”

%d blogueiros gostam disto: