Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Contrafactual #06: E se fôssemos imortais?

por em seg 30America/Sao_Paulo jan 30America/Sao_Paulo 2017 em Contrafactual, Destaque | 24 comentários

Contrafactual #06: E se fôssemos imortais?

[ Download MP3, M4A ] [ Assinar: Web, Android ] Download MP3 | Download Zip

Num belo dia chutaram nossa ampulheta quando estava na metade. E agora? Somos imortais e temos que lidar com isso. Quais seriam os efeitos psicológicos? E sociais? A violência aumentaria? Morreríamos de morte “matada”?

Discutimos isso e muito mais nesse sexto episódio do Contrafactual. Aperte o play antes que seja tarde. Não, pera…

*Este programa especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:

 


Publicidade:

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:

Campus Party 2017:

Bancada do Portal Deviante na Campus: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/republica-deviante-by-scicast/


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHost: Fernando Malta. Edição: Felipe ReisEquipe de Gravação: Natalia Nakamura, Marcelo Rigoli e Willian Spengler. Arte da Vitrine:

  • Maison Chaves (lê-se Meisson)

    Acho que as relações de trabalho iriam mudar bastante. Hoje a grande maioria das empresas é organizada em forma de pirâmide onde cada degrau é mais seleto. Sendo que não ah aposentadoria, essas posições não se tornaram vagas ou ainda a pirâmide iria começar a se inverter. Pra solucionar isso acho que haverá rotatividade de funções e equiparação salarial.

    • Marcelo Rigoli

      Bem lembrado! Não tinha pensado nisso, isso tudo teria que ser revisto!

  • Maison Chaves (lê-se Meisson)

    PS. Esse já é meu programa favorito da família Deviante.

    PS 2. Gostaria de um tema relacionado a física ou astronomia.

    Sugestão: E SE houvesse outra espécie inteligente no planeta. Um primata, um cetaceo ou mesmo um polvo.

    • Fernando Malta

      Valeu pelo elogio, “Meisson”. ;-)
      E excelente sugestão. Anotado aqui! =D

  • odair

    Gostaria de começar dizendo que o Satou gostou da referencia que foi feita na abertura, eu tbm gosto quando um plano da certo.
    Eu consigo ver alguns cenários para essa pergunta:

    O primeiro e mais radical seria se a especie humana fosse imortal desde o principio e o faria com que nós fossemos instintos muito rápido por falta de recursos.

    O segundo é se fossemos imortais a a partir de hoje mas morressemos de morte matada e se o suicídio não conta-se como morte matada acho que o índice de depressão ia aumentar ao longo de tempo e que a taxa de nascimento ia diminuir tanto por causa de controle populacional tanto pq na procura de dar uma vida “perfeita” para seus filhos muita gente ia adiar isso por um longo período de tempo, mas se suicídio contar como morte matada provavelmente o índice de suicídio com toda certeza aumentaria entre a classe mais pobre da sociedade e se morrer por fome tbm for possível os mendigos tbm iam acabar se suicidando.

    O terceiro cenário é o que faria a busca por outros planetas ser mais rápida e talvez pudêssemos ser a raça mais poderosa da galaxia, se fossemos imortais de tudo 1° que a vida seria o modo online do Battlefield, 2° colonizar planetas seria a coisa mais trivial do mundo pq não morreríamos mesmo que não tivesse oxigênio(mas isso ainda ia incomodar pra caramba), mas se não fosse controlado a taxa populacional nós entraríamos em extinção em uns 100 anos ou menos provavelmente

    • Luciano Guimaraes (Lguimaraes)

      Desculpa odair, Só me metendo um pouco, Se seguirmos uma lógica da humanidade ser imortal, não precisariamos de alimeto pois seriamos imortal, ai teriamos 2 vertentes, a degradação do corpo, seriamos um planeta de esqueletos vivos, :) , ou a terra seria superpopulada tipo show de rock, levando aos governos instituir planos de natalidade global. So extrapolando um pouco seu pensamento. :)

      Bem provavel que aparecesse uma raça de extraterrestres para caçar e desintegrar a praga que assolaria a galaxia, os terraqueos.

      Abraços.

  • Wilken Gandra (Will)

    Ótima escolha de tema pro contrafactual!!! Acredito que os preços de produtos sofreram reajustes cada vez maiores, tendo em vista de que como as pessoas são imortais, elas acumulariam mais bens e dinheiro. Do ponto de vista religioso, creio que todas as religiões atuais seriam desacreditadas, a menos que fizessem uma “releitura” das formas de ver a morte, ou surgiria um” profeta” dizendo que o Deus que ele serve abençoou o mundo com a imortalidade e surgiria uma nova religião. Ouvindo o cast me lembrei de um seriado chamado Forever, no qual um médico num dado ponto da vida dele se descobre imortal, e nesse meio tempo ele tenta morrer se várias formas, e sempre que morre de “morte morrida ou matada”, renasce num Rio, pelado…

  • Luciano Guimaraes (Lguimaraes)

    Fencas, não ouvi ainda o cast, estou um pouco atrazado com todos, agora vááááários casts do Deviante, mas já ja ponho em dia.

    Cara, cade o ContraFac no Republica ??, já ta na hora de entrar, fala para o Tarik liberar espaço , lá. :), adoro o bate papo dos comentários.

    Aí vou no time do Maison, não demerecendo os ContraFac de história que são fantásticos. Mas e se nosso sistema solar fosse binário (astronomia) , quais as consequencias des da formação na terra (geologia) , implicação da gravidade (Física) , crescimento dos organismos e biomas (biologia e Ecologia). 2 sois, teriamos camada de ozonio? seriamos adaptados para a radiação?, existiria um “Ser Humano” ou seriamos derivado de outra especie ? Fica dica 1

    ÈÈÈÈÈÈ Sé um meteoro viesse em rota de colizão com a terra HOJE, com todas as techologias, organizações politicas e sociais, e colidisse, seria o caos, tudo mudaria, ou voltariamos para a barbarie? Os países ou sociedades se uniriam em um sentimento comum? Reconstrução de uma nova sociedade, ou o que tememos se tornaria lei, “O mais forte mandaria em tudo” , uma “””Ditadura mundial””” Discussão Sociologica.

    Abraços Fencas e Time Fencas, estão fazendo excelente trabalho,
    Adoro de paixão SciCast afinal primeiro amor agente não esquece, assim como não consigo parar de jogar sempre volto no Meia Lua (Deliciaaaaaaa)
    Gosto Do Miçangas, não estou desmerecendo, bate papo descontraido é sempre bom.
    Mas me desculpem, me tornei fortemente time ContraFactual :) :) :)

  • Leandro Gomes

    Imagina se a humanidade nunca perdesse seus grandes talentos.

    Seria foda ter todos os Monsters of science reunidos, fazendo pesquisas, com equipamentos e tecnologia casa vez melhores.

    Galileu observando o espaço com o Hubble, Einstein concluindo a Teoria de tudo ou Marie Currie desenvolvendo novos tratamentos na medicina nuclear.

    E nós ali, vivendo a história.

    • Leandro Gomes

      A propósito, sendo imortais fico imaginando como seria conviver eternamente com uma doença incurável.
      Uma doença degenerativa, por exemplo, seria capaz de nos atingir até que ponto?

  • Jonathan Rocha

    Melhor tema do cast até o momento, lamento o tempo dele ser tão reduzido, muitos pontos que poderiam ser levantados acabam nem sendo lembrados, depois de ler os comentários percebi que um tema interessante não foi pensado, e os esportes? será que eles não seriam mais intensos até mortais talves, sendo então um meio de controle populacional?

  • Rodrigo Fonseca

    Que programa maraviloso!
    Mas por favor, continuem mantendo o programa curtinho, jogando as viagens e o resto a gente continua no post (a ideia era essa, certo?)

    Sobre a imortalidade, uma alternativa ao suicídio (inclusive após a sociedade se adaptar à imoatalidade) seria um período hibernação de um ou mais séculos pra dar um tempo.
    Se não me engano, vi esse conceito no crocantíssimo Anjos da Noite (vampiros x lobisomens)

  • Heverton Henrique Ribeiro

    Quão avançados tecnologicamente seriamos, tendo em vista que cientistas como Einstein, Newton, Bohr e outros estariam ainda produzindo e avançando em seus estudos?!

  • SaymonPires

    tem um filme que as pessoas vivem para sempre, elas tem um tipo de relogio no pulso que eles ganham, mais tem po de vida com seus trabalhos. eu não me recordo o nome eu acredito que o mundo seria daquela forma

  • arthrj

    Uma coisa que eu temo que aconteça, é que a sociedade pararia de evoluir. Imagina aquele pessoal segregacionista do começo do século passado ainda ativo e em posição privilegiada hoje. De certo modo estaríamos mais estagnados hoje.

    Lembra um pouco a sociedade de Vampiro – A Máscara nesse sentido.

  • Tô tentando assinar esse podcast no Wecast, mas não consigo fazer isso usando o link de feed indicado (http://cloudradio.com.br/contrafactual)

    Quais os endereços dos podcasts para cadastro no wecast?

    Porque o link do cloudradio não funciona? Só posso assinar se usar o cloudradio?

  • Edu Balbino

    Fala, crianças e crianços!

    Eu acho que com a vida eterna, a morte seria muito mais chocante por não ser natural. Mas não acredito que isso tornaria o mundo menos violento. Acho que assassinato por herança, por exemplo (se é que o conceito de herança ainda existiria), aumentaria. Pena de morte também seria mais comum, pois, o maior castigo para quem está numa prisão, é o tempo que se perde lá. Uma pessoa que pega a pena máxima de 30 anos (Brasil), sairia de lá provavelmente muito velho e com pouca saúde para cometer novos crimes. Esse conceito de perda de tempo não existiria, e todos sairiam jovens. A prisão perpétua se tornaria muito mais assustadora, pois seria eterna. Mas acho que economicamente seria inviável.
    O número de suicídios aumentaria também. Não só os acidentais, como dito no programa, mas principalmente, os intencionais. Isso ocorreria, pois, as pessoas perderiam o propósito de viver. Nós temos uma vida muito corrida. Tudo o que a gente faz, é correr contra o tempo. “Eu preciso estudar logo, para que não seja muito tarde quando eu seguir minha profissão” “Preciso viajar, conhecer o mundo agora, pois, depois estarei velho demais para isso” “Vou me exercitar para ter um corpo saudável e ter uma velhice com mais saúde” “Vou juntar dinheiro, para ter uma velhice mais tranquila” “Preciso ter um filho logo, ou depois estarei velha demais e será perigoso” (essa escutei de uma ex namorada)… Com a vida eterna, nenhuma dessas preocupações existiria. A gente quer fazer tudo o que pudermos, pois, temos a noção de que a vida é curta demais. Mas, e quando a pessoa já tiver realizada e não tiver mais nenhum propósito? muitos certamente se matarão. Outros, entrarão num mundo de loucura e perversão (não só sexual), abrindo mão de moralidade, ética, e viverão de experimentar sensações. Estarão com o botão do “foda-se” sempre ligado. Seriam um Silvio Santos hardcore, e isso, poderia talvez, contribuir com o aumento de assassinatos, simplesmente pelo prazer de experimentar essa sensação.

    • Marcelo Rigoli

      Silvio Santos Hardcore Lifestile hahahhha

  • Flávio Lidio

    Oi pessoal!

    Como trata-se de um cast que envolve dedução e liberdade criativa, acho que seria interessante criar algumas guias pro raciocínio, algumas falas no cast ainda parecem meio perdidas, uma ideia seria separar o cast em dois momentos, um onde se pensa em todos os cenários distópicos onde poderiamos acabar e um segundo onde se tenta evitar ao máximo todas as distopias e vê até onde consegue ir.

    Quanto a esse assunto fiquei imaginando que eventualmente algumas esferas da vida sincronizariam, a pessoa viveria um período de trabalho, depois um período aproximadamente igual vivendo de aposentadoria, que só seria concedido pelo governo se a pessoa tivesse o compromisso de criar filhos nesse tempo. Claro que ficamos imaginando como seria essa reação do governo, mas o mais provável é que cada país tivesse uma configuração de regras diferente, assim como hoje.

  • Darley Santos

    Acho que foi o Contrafactual com maior número de implicações, ou estou enganado??? Muito bom imaginar todos esses cenários :)

  • PauloAlbq

    Bom Dia Gente!

    Um dos meus sonhos sempre foi ser imortal por pensar que temos muito pouco tempo pra aproveitar as coisas que esse mundão de meu deus tem. Porém, ouvindo o cast, acabei me dando conta de algumas coisas que me fizeram repensar este desejo:
    – nunca me dei conta dessa questão de que, ao longo, dos anos, iríamos perdendo a memória. Uma das coisas que enchem nossa vida de significado são as lembranças que construímos a partir de nossas vivências. Porém, caso essas lembranças não existissem mais, o que aconteceria? Perderíamos nossas identidades?
    – também não considerava o fato de que a intensidade de nossas experiências fosse lastreada pela finitude da vida. “Vou fazer isso, vou viver aquilo, porque a vida é curta e só se vive uma vez”. Dessa forma, nossas experiências que hoje são intensas seriam banalizadas? Caso positivo, qual a motivação em continuar vivendo?

    Sei que isso foi comentado no cast, mas agora que comecei a elucubrar sobre isso posso estar me encaminhando para “trocar de sonho”…

    Parabéns pelo cast e pelo ótimo Contrafactual.

    Abraços e beijos,
    Paulo Henrique

  • Fernando Maia Filho

    Excelente cast!!
    Imagino na área de saúde que, como foi dito, a especialidade Geriatria sumiria..na verdade toda a medicina preventiva sumiria, já que ela se baseia em fazer tudo certo agora pra não morrer mais cedo.
    No cenário que vocês falaram toda a área de saúde se voltaria para o trauma (acidentes de carro, tiros e todos os tipos de morte “matada”).
    Na TV todos os programas de culinárias saudável seriam substituídos por culinária hardcore com bacon e tudo mais (seria bem melhor)
    Esperei até o final do cast pra ver se ia rolar um Sandy e Júnior, afinal o que é imortal não morre no final kkkkkk

    abraços!

  • Alessandro Guimarães

    Coloquem os nomes das músicas no post do cast plzzzz, nunca pedi nada a vocês :(

%d blogueiros gostam disto: