Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Contrafactual #88: E se houvesse magia em nosso mundo?

por em 13/08/2018 | Nenhum comentário

Contrafactual #88: E se houvesse magia em nosso mundo?

A magia está no ar! Não, sério mesmo. Está LITERALMENTE no ar. Olha ali, piscando pra você!

Mas como seria isso? Você saberia utilizá-la, canalizá-la, controlá-la? O que seria da sociedade com uma “casta” de magos? Sua vida seria mais fácil, mais difícil… ou somente mais estranha?

*Este programa, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Leia mais...

SciCast #267: A Formação do Sistema Solar

por em 10/08/2018 | Nenhum comentário

SciCast #267: A Formação do Sistema Solar

“Há uma, entre estas cinco mil nebulosas, a que os homens chamaram via láctea, e que contém dezoito milhões de estrelas, cada uma das quais se transformou em centro de um mundo solar.

Se o observador, rodeado por estes dezoito milhões de astros, volvesse especialmente a atenção para um dos mais modestos e menos brilhantes, para uma estrela de quarta ordem, que orgulhosamente apelidamos o Sol, debaixo dos olhos lhe teriam sucedido todos os fenómenos a que é devida a formação do universo.

Efetivamente havia de ver esse Sol, ainda no estado gasoso e composto de moléculas móveis, a girar em torno do próprio eixo para concluir o trabalho de concentração, e este movimento, subordinado às leis da mecânica, havia acelerar-se com a diminuição do volume, e um instante havia de chegar em que a força centrífuga venceria a força centrípeta, que atrai as moléculas para o centro.

Outro fenômeno então havia de realizar-se diante dos olhos do observador, as moléculas situadas no plano do equador, soltando-se como a pedra da funda de que súbito rebenta a corda, haviam de ir formar, em volta do Sol, anéis concêntricos como o de Saturno. A estes anéis de matéria cósmica, animados de movimento de rotação em volta da massa central, chegaria depois a vez de partir-se e decompor-se em nebulosidades secundárias, o que vale o mesmo que dizer, em planetas.”

(Da Terra à Lua, Júlio Verne, 1865)

Leia mais...

MeiaLuaCast #206: SEGA

por em 09/08/2018 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #206: SEGA

Há quase 100 anos houve a fundação da que se tornaria uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e protagonista do momento mais icônico da história dos videogames, a Guerra dos Consoles.

Estamos falando da SEGA, a gigante nipo-americana que mudou tantas vezes de prenome e de sobrenome que a forma mais fácil de a reconhecermos é por cerne.

Conversamos sobre as diversas mudanças pelas quais a empresa passou, por seus líderes, consoles e jogos, ou seja, tudo aquilo que marcou a história do mercado e dos jogadores.

Leia mais...

Chute 064 – Primeiro Comando da Capital, PCC

por em 07/08/2018 | Nenhum comentário

Chute 064 – Primeiro Comando da Capital, PCC

Neste episódio recebemos o professor Marcos Alan Ferreira (UFPB) para falar sobre o Primeiro Comando da Capital, o PCC. Quer conhecer mais sobre a história do grupo criminoso, as relações entre o grupo e o Estado de São Paulo e os métodos utilizados para a internacionalização de suas atividades criminais? Então aperte o play e chute a escada da cultura da violência conosco!

Leia mais...