Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Seja um Patrono do SciCast

por em 30 30America/Sao_Paulo abril 30America/Sao_Paulo 2015 em Recadinhos | 10 comentários

 

Seja um Patrono através do:

patreon-logo

Seja um Patrono através do:

logo_pagseguro200x41

 

O SciCast nasceu da vontade de divulgar ciência massivamente e seu objetivo é levar a ciência à todas as pessoas, cientistas ou não, de forma clara e descomplicada sem abrir mão da profundidade, tanto na abordagem do tema quanto do debate.

​Apesar do​ início tímido com apenas 3 integrantes fixos, hoje conta com 15 colaboradores, além de inúmeros e valorosos convidados especialistas​ ​em diversas áreas do conhecimento.

  • Profissionalismo à moda científica:

As pautas são preparadas por equipes multidisciplinares com revisão por pares,​ ​​garantindo a acurácia das informações, integração colaborativa e debates precisos entre os participantes de cada gravação.

Entre brincadeiras e muita descontração, os programas com cerca de 2 horas vão​ ​​ao ar semanalmente, toda as sextas-feiras, à meia-noite e um minuto.

  • Valores:

Acreditamos que nosso trabalho faz diferença tanto para cada indivíduo​ ​quanto para a sociedade como um todo​, ​levando informação, conhecimento, diversão e cultura de forma sadia e descomplicada.

Acreditamos que pessoas esclarecidas, guiadas por valores construídos com base em conhecimento, razão e ciência são a melhor ferramenta para construir um mundo onde haja respeito, bem estar social e felicidade​ abundante.​

​​Ao longo de mais de 18 meses de existência​, o SciCast amadureceu​ expressivamente​​, ​​não tendo atrasado na sua publicação sequer uma única vez. O projeto passou por muitos percalços, gerados pelo aumento na exposição e no número de acessos. ​N​o entanto​, essas dificuldades não​ esmaece​ram​ a vontade de continuar crescendo e levando a ciência para cada vez mais pessoas.

Este amadurecimento gerou principalmente uma clareza de objetivos que definimos​ ​​como:

Missão: ​le​​var a ciência para todas as pessoas de forma clara e divertida.
Visão: uma sociedade melhor advinda dos valores da razão e do pensamento científico.

​No entanto,​ o aumento de exposição não trouxe recursos financeiros ao projeto que continua a existir​,​ principalmente​,​ pela vontade dos seus participantes de continuar esta missão auto-imposta e dos seus ouvintes, que ajudam através de doações, a custear os servidores onde são hospedados os arquivos de áudio e o site do SciCast.

A busca por recursos continua em todas as frentes, mas ela é demorada e, por muitas vezes, infrutífera. Agora, chega o momento de dar mais um passo, expor as dificuldades e ser transparente com o nosso maior patrimônio​:​ nossos ouvintes.

Além da infra-estrutura necessária para manter o SciCast ​online​, há despesas com a mão de obra dos colaboradores, equipamentos, links de dados e para tudo isso é preciso dinheiro​; porém, este não precisa mai​s​ vir de uma única (ou poucas) grandes fontes​, ​graças aos recursos​ disponibiliza-dos​ ​pel​a própria internet. Os sistemas de micropagamentos como o Patreon e o PagSeguro já estão muito maduros e​ através deles​ po​demos​ angariar os recursos que tanto necessitamos para continuar com o projeto, um pouco de cada um, conforme suas possibilidades.

A ciência não pode deixar de ser divertida, afinal esse é o objetivo principal da nossa divulgação​:​ disseminar os valores advindos da razão e do pensamento científico como forma de melhorar a sociedade.​

Para este novo passo, vamos ainda mais longe. ​Acreditamos que nossos ouvintes são tão especiais por nos ajudar, que os queremos ainda mais próximos, tanto na produção do programa, quanto acompanhando tudo o que está acontecendo com o SciCast financeiramente. ​​Através desta iniciativa​, vamos mostrar de forma transparente e honesta quanto dinheiro está sendo recebido e onde ele está sendo empregado​, acessível publicamente por qualquer um,​ ​por meio desta planilha​.

Para prestigiar nossos patronos, os ouvintes que nos ajudarão nessa iniciativa, escolhemos presentes especiais que vão desde camisetas e livros com conteúdo exclusivo, até a possibilidade de escolher temas para o programa​,​ e até mesmo poder gravar conosco a leitura de emails ou o podcast. A lista completa de recompensas pode ser visualizada na página do Patreon ou na página do PagSeguro.

  • Fatos importantes:

O SciCast nunca deixará de ser público, ou seja, jamais fecharemos o conteúdo exclusivamente para quem contribui;

O SciCast tem muitos profissionais envolvidos na sua produção e é importante viabilizar uma remuneração justa para cada um deles;

Os ouvintes sempre tiveram e terão um papel central e​ temos a intenção de envolvê-los ainda mais daqui para frente;

Mais uma vez frisamos nossa crença que a ciência é essencial para quem almeja a liberdade individual, assim como o crescimento da nossa sociedade em direção a felicidade plena.​

Portanto, continuando esta missão, queremos que o projeto seja longevo e que nossos ouvintes possam estar conosco em cada grande passo do crescimento que está por vir.

Então​,​ se você puder, seja nosso Patrono, nosso parceiro nesta missão, contribuindo mensalmente através do Patreon, do PagSeguro ou doando qualquer valor através do PagSeguro. Se não puder ajudar financeiramente, ajude a divulgar nosso trabalho, o mundo continua precisando de mais ciência.

  • Tiago Dantas Fernandes

    Olá!
    Quando teremos uma atualização da planilha de transparência?

    • SciCastPodcast

      Olá Tiago, ela está atualizada, apenas a data de atualização estava errada e acabamos de atualizá-la.

  • Tiago Dantas Fernandes

    :-(
    Achei que estávamos mais perto da meta semanal…

  • Rodrigo Alfaya Bugarin

    Já pensaram em cadastrar o Scicast no Apoia-se???
    https://www.apoia.se/

  • Leo_Stuker

    Poderiam cadastrar o scicast no Padrim assim como o Miçangas fez

  • leoniscarlotis

    Gente, os níveis de doações estão muito baixos! O Scicast não pode ruir, pois é uma importante ferramenta de divulgação científica de um jeito que nós seres humanos comuns podemos entender. Eu cliquei para ver os valores das doações e, para mim, que ainda estou desempregada, achei caro. Será que não valeria a pena dar opções de doações menores para poder angariar mais patronos? Eu não quero desmerecer o trabalho de vocês (como fazem com o povo que faz artesanato), LONGE DISSO, é que a situação econômica do país está realmente ruim e vocês não podem correr o risco de ainda perderem doadores (alguns podem perder o emprego no meio do caminho e mais desgraças). A loja do Scicast é bem legal também, divulguem mais e procurem sempre oferecer novidades!

    • Missa

      uma opção de “doação” sem ser por cartão existe?

      • Tiago Bastos

        Acho que o PagSeguro aceita boleto

      • Fernando Malta

        Sim! No PagSeguro dá pra ir pelo boleto. =)

  • Isabelle Rosendo

    #doe1real

%d blogueiros gostam disto: