Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Cosmonauta ou Astronauta?

por em 31/05/2016 em Ciência, Naelton Araujo | Nenhum comentário

Cosmonauta ou Astronauta?

Você já deve ter esbarrado com os dois termos: cosmonauta e astronauta. Saiba que essencialmente são sinônimos. Você provavelmente deve ter lido ou escutado que o termo cosmonauta se refere a um astronauta russo ou soviético. Sim, este tipo de distinção política ainda é usado sem base linguística nenhuma. Isso é uma herança da guerra fria quando as duas superpotências nucleares, EUA e URSS, travavam uma corrida espacial.

O termo português “cosmonauta” é mais parecido com o termo russo: “kosmonavt” (tкосмонавт). O termo inglês “astronaut” foi primeiramente usado num conto de ficção em 1930, de Neil Ronald Jones (1909-1988).

A corrida espacial praticamente acabou em julho de 1975 com a primeira missão conjunta da NASA e a agência espacial soviética, com o encontro em órbita das naves Apollo 18 e Soyuz 19. Os astronautas e cosmonautas se cumprimentaram ao acoplarem as naves num gesto histórico.

ApolloSoyuz

Acima a esquerda concepção artística do encontro da naves. Abaixo a esquerda: Os dois astronautas se encontrando no espaço. Acima a direita: o logo da missão. Abaixo a direita: astronautas e cosmonautas posando para foto histórica.

Hoje não há motivos para distinguir os viajantes espaciais pela sua nacionalidade. Astronautas russos e cosmonautas americanos, tanto faz. É extremamente comum as duas nações cooperarem no espaço. O curioso é que, em certa época, outros países também começaram a cunhar termos nacionais próprios. Os franceses por algum tempo usaram o termo espaçonauta, ainda bem que não pegou. Os chineses criaram o termo taiconauta para Yang Liwei, o primeiro tripulante da sua nave tripulada Shenzhou 5 (outubro de 2003).

 

Shenzhou

No alto a direita: Brazão da missão e Traje espacial usado pelo primeiro taiconauta abaixo: a nave Shenzhou. A esquerda: o “cosmonauta” chinês Yang Liwei (acima em Terra e abaixo em órbita).

Curiosidade: Apesar de ser um ramo extremamente técnico, a Astronáutica sofre influências muito fortes da história política. Por exemplo, todos os países lançam seus foguetes para o leste aproveitando a rotação da Terra para dar uma ajudinha e poupar combustível. Israel lança ao contrário. Se você der uma olhada no mapa da Palestina logo vai ver que seria meio perigoso lançar foguetes israelenses sobre a Jordânia, a Síria, o Iraque e a Arábia Saudita.

Links interessantes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Shenzhou

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo-Soyuz

http://www.fmprc.gov.cn/ce/cgrj/pot/xxdt/t135341.htm

Curso de Astronáutica no Planetário do Rio clique aqui.

Modo Noturno