Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Uma gota de informação

por em 25 25America/Sao_Paulo janeiro 25America/Sao_Paulo 2016 em André Carvalho, Ciência, Colunistas, Comunidade, Destaque | 2 comentários

Uma gota de informação

Uma gota-padrão tem volume de cerca de 0,05mL, ou seja, 1 mL tem 20 gotas. A densidade da água a 4ºC  é 1 g/mL e é a que normalmente é usada. Assim, podemos dizer que uma gota de água tem 0,05g. Uma gota é algo muito pequeno. Praticamente inútil.

Sem título

O Professor e Doutor em Química André Carvalho vai compartilhar suas gotas de sabedoria no Diviante.

O mol da água é igual a 18g, e sabemos que um mol de qualquer substância obedece a Constante de Avogadro (estabelecida por Amedeo Avogadro), que inicialmente estabeleceu que o volume de qualquer gás a uma determinada condição termodinâmica (isto é, temperatura e pressão bem conhecidas) é proporcional ao número de átomos ou moléculas, pouco importando que gás é esse.  Mais tarde foi determinado que a mesma quantidade de mols de diversas substâncias (ou partículas, como átomos, elétrons etc.) sempre apresentarão um número constante. Mais tarde ainda, foi descoberto (não por Avogadro, que já tinha morrido, mas por Jean Baptiste Perrin) que esse número era igual a 6,02 x 1023. Assim, em 18 gramas de água há 6,02 x 1023 moléculas de água. Há mais moléculas de água num copo de água do que copos de água no oceano.

Se em 18 gramas de água eu tenho 6,02 x 1023 moléculas, em 0,05 grama eu terei 1,67 x 1021. Ainda é um número considerável. Para pessoas comuns, é apenas uma gota, mas para um químico é uma quantidade considerável de matéria, para um biólogo é um mundo novo e vibrante de seres vivos microscópicos, para um físico, temos uma miríade de forças atuando, átomos, elétrons, partículas subatômicas, quarks, glúons, supercordas etc. para um médico, é a diferença entre saúde e enfermidade, quando duas gotas bastam para vacinar crianças. Uma gota faz diferença.

E aqui, com Gotas de Ciência, veremos o mundo como nunca vimos. Vocês verão a ciência com os meus olhos, assim como eu a verei com os seus, e, juntos, perceberemos que pequenas coisas escondem grandes maravilhas.

  • Inoue

    Legal que o Dr. André vai compartilhar seu conhecimento aqui também.
    Vida longa e próspera.

  • H. Rosa

    1,67×10²¹ de informação, mal posso esperar…