Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Exoplanetas Como Você Nunca Viu

por em 09/03/2018 | Nenhum comentário

Exoplanetas Como Você Nunca Viu

Toda semana aparecem imagens de novos planetas nos telejornais. Estes planetas descobertos fora do nosso Sistema Solar são chamados de exoplanetas. Geralmente estas imagens trazem nuvens coloridas e paisagens exóticas. Vamos distinguir entre fato e ficção. Há fotos dos discos destes exoplanetas?  Como se chega a conclusão que existem tantos planetas a tal e tal distância da estrela principal? O que é dado experimental e o que é especulação? O que é foto e o que é idealização?

Leia mais...

Carros no Espaço e o Foguete Falcon Heavy

por em 12/02/2018 | Nenhum comentário

Carros no Espaço e o Foguete Falcon Heavy

Semana passada a imagem que mais circulou foi a de um conversível vermelho com um boneco vestido de astronauta e, ao fundo, o nosso planeta. O multimilionário Elon Musk lançou um Tesla Roadster, um carro elétrico da sua empresa, em órbita do Sol.  Esta órbita leva o Tesla próximo a Marte. Isso só foi possível devido ao poderoso foguete Falcon Heavy da SpaceX, que também é do Musk. O objetivo era chamar a atenção para o lançamento de teste do Falcon Heavy.

Leia mais...

Feliz Ano Velho!

por em 31/12/2017 | Nenhum comentário

Feliz Ano Velho!

Hoje, 28 Nixian, marca o fechamento do ano. Nixian vem de Nix, a personificação da noite. A noite singra o céu e se deita, anunciando o fim de mais um ciclo. Hoje podemos nos debruçar pelo ano que passou, refletir sobre os processos e as engrenagens que nos moveram por essa volta errante pelo Sistema Solar. Podemos questionar nossas escolhas, nossos caminhos. Entender aqueles que nos guiam para cima dos montes ou para o fundo dos vales. Avaliar. Contemplar. Racionalizar. É o momento de responsabilizar-se por si.

A meia noite de Nixian fecha o ano, e é quando eu desejo Feliz Ano Velho. Estamos tão acostumados a desejar feliz ano novo que não há muito espaço para esta reflexão. Parece sempre que a solução para nossos problemas está no novo. Um novo ano salvador. Novas coisas virão para resolver nossos problemas. Nos distanciamos da nossa responsabilidade e a transferimos para o novo. Não há espaço para contemplar o fim da noite, apenas o novo dia.

Mas não hoje. Hoje temos tempo para isso. O fim de 28 Nixian nos coloca em Achronian, o dia fora do tempo. É o nosso tempo de sair das engrenagens e olhar, de cima, de fora, os processos. Sermos mais conscientes e mais responsáveis de nossas escolhas.

Paramos as engrenagens por um único dia, nos libertamos das amarras do tempo e nos apropriamos de nós mesmos. Somos mais, esperançamos menos. Agimos mais, esperamos menos. Escolhemos mais, aceitamos menos.

E então, ao fim de Achronian, vem a nova Auroran, o novo dia. O tempo volta a fluir no seu ciclo e podemos, enfim, saudar o Ano Novo!

Leia mais...